O português Jaime Faria (557.º do ranking mundial) apurou-se, na tarde desta segunda-feira, para os oitavos de final do ITF de 25.000 dólares de Santa Margherita di Pula, em Itália. Outro desfecho teve o compatriota Henrique Rocha (551.º), que apesar de ainda ter dado luta, acabou por ficar pelo caminho.
O lisboeta de 19 anos teve pela frente um confronto com o britânico Charles Broom (387.°), quinto pré-designado do evento italiano. Neste embate, o jovem português teve um claro ascendente no primeiro parcial e o segundo apesar de ser muito mais equiparado acabou também por sorrir ao jogador nacional, que confirmou o triunfo em quase duas horas, pelos parciais de 6-2 e 7-5. Segue-se o vencedor do confronto entre o holandês Mick Veldheer (722.°) e o qualifier suíço Timofey Stepanov (1582.°).
Também Henrique Rocha entrou em ação praticamente em simultâneo, mas não conseguiu juntar-se ao seu compatriota na ronda seguinte, ao sucumbir perante o jogador da casa e sétimo favorito Giovanni Oradini (444.°) por 6-2 e 7-6 (5), num encontro onde não teve grandes hipóteses na primeira partida e onde na segunda ainda recuperou de break abaixo em duas ocasiões para assustar o seu oponente, mas acabando por ceder no tie-break, em pouco mais de duas horas de batalha.
O maiato passa a focar-se na variante de pares, onde vai fazer a estreia, esta terça-feira, ao lado de Jaime Faria, com quem defende a condição de segundo cabeça de série desta vertente.