OEIRAS — O português Pedro Sousa terminou, este sábado, a campanha no Oeiras Open 125 ao ser eliminado pelo argentino Juan Manuel Cerundolo nas meias-finais, pelos parciais de 6-2 e 6-4.
Visivelmente desgastado pela jornada dupla e pela falta de competição recente, Pedro Sousa apareceu mais lento do que de manhã e tentou encurtar todos os pontos para evitar entrar em longos braços de ferro. Frente a um opositor que devolve muitas bolas e que está na terra batida como peixe na água, essa combinação foi fatal para o português no primeiro parcial.
No segundo o panorama mudou. Empurrado por um público fervoroso que encheu o Court Central do Complexo de Ténis do Jamor, o antigo 99.º ATP voltou a mostrar o ténis empolgante que o carateriza, recuperou duas vezes de break abaixo ao fazer bastantes winners, mas a maior solidez e frescura de Juan Manuel Cerundolo prevaleceu em 71 minutos.
Para Pedro Sousa foi o fim de uma semana mágica a poucos dias de pendurar as raquetas, na qual bateu um top 100 e chegou às primeiras meias-finais desde o título do Maia Open em 2020.
Para Cerundolo, vencedor do ATP de Córdoba de 2021 e antigo 79.º da hierarquia, este domingo será a décima final no ATP Challenger Tour. Frente ao húngaro Zsombor Piros (que ultrapassou Sebastian Ofner por 6-4 e 6-2 para somar o nono triunfo consecutivo) tentará o oitavo troféu da categoria, terceiro da temporada.
Para Piros em jogo está, além do segundo troféu em duas semanas (foi campeão em Split no passado domingo), o quarto título na categoria naquela que será a sexta final neste nível.