OEIRAS – Está definida a final do maior torneio feminino português dos últimos nove anos. Danka Kovinic e Rebeka Masarova saíram por cima dos duelos das meias-finais do Oeiras Ladies Open e este domingo às 10 horas vão protagonizar o encontro decisivo.
Com honras de Court Central e com muito público a assistir, Danka Kovinic (72.ª do ranking WTA) foi a primeira a carimbar o acesso para a final, triunfando face à dura Sara Sorribes Tormo (101.ª) por 0-6, 6-3 e 6-2. Depois de estar a perder por 6-0 e 1-0, com break de desvantagem, a tenista de Montenegro (antiga 46.ª) elevou os níveis de agressividade, em especial de direita, e foi mais clarividente nas decisões em court, essencial para desmontar o jogo sólido da espanhola.
Minutos depois, Rebeka Masarova garantiu o segundo bilhete para a final. Num dia no qual começou por bater Clara Tauson (132.ª) por 6-2 e 6-1 – num duelo adiado da véspera devido à chuva -, salvando os nove break points que enfrentou, a espanhol de origem suíça impôs-se com os parciais de 6-4 e 7-5 perante a egípcia Mayar Sherif (61.ª), que ainda serviu para fechar o segundo set, mas Masarova fez valer o seu ténis bastante reto e agressivo.
Para Kovinic, a final do Oeiras Ladies Open será a primeira discussão de título de 2023 e vai procurar juntar o troféu português à sua extensa galeria de 13 ITF – quatro deles da categoria de 100.000 dólares tal como este -, isto depois de já ter logrado três finais WTA, sempre sem sucesso.
Para Masarova, a final será a segunda da temporada, após ter atingido a primeira decisão no WTA Tour em Janeiro, em Auckland. Se vencer mais um duelo levantará o maior título da carreira.
Danka Kovinic e Rebeka Masarova defrontam-se às 10 horas deste domingo no Court Central do Complexo de Ténis do Jamor.