Marie Bouzkova e Sara Sorribes em rota de colisão no Oeiras Ladies Open

Sara Falcão/FPT

OEIRAS – O elenco dos quartos de final do Oeiras Ladies Open está definido. Como esperado, face às nove tenistas do top 100 que iniciaram a prova, a qualidade será um dado adquirido e esta quinta-feira seguiram para o antepenúltimo dia de competição jogadoras como Marie Bouzkova, Sara Sorribes Tormo, Clara Tauson ou Maiar Sherif.

Grandes amigas, a checa Marie Bouzkova (primeira cabeça de série do maior torneio português desde 2014 e 34.ª WTA) e a espanhola Sara Sorribes (101.ª) podem defrontar-se nas meias-finais de sábado. Antes disso, ambas terão duros compromissos, em especial Bouzkova que vai enfrentar outra pré-designada, Danka Kovinic. Já a tenista do país vizinho mede forças com a teenager russa Erika Andreeva (119.ª), depois desta ter batido a compatriota Anna Blinkova (quarta favorita e 64.ª) por 6-2 e 7-6(2), recuperando de 5-1 no segundo parcial.

Esta quinta-feira, Bouzkova e Sorribes voltaram a vencer em dois sets. A checa – que em 2022 atingiu os quartos de final de Wimbledon, as meias-finais do WTA 1000 de Guadalajara e levantou o primeiro troféu WTA – despachou sem dificuldades (nem perdeu o serviço) a sul-africana Isabella Kruger (389.ª) por 6-0 e 6-3 para atingir os primeiros quartos de final de 2023 (tinha somente cinco vitórias este ano até chegar a Portugal); a espanhola, ex-32.ª WTA, está em grande forma neste regresso ao circuito após longa paragem devido a lesão no pé e bateu a compatriota Nuria Parrizas Dias (sexta cabeça de série e 80.ª) por 6-1 e 6-4, cedendo os primeiros jogos no torneio depois da bicicleta inaugural para atingir pela segunda vez os quartos de final este ano em duas provas disputadas.

Quem também seguiu em frente foram Clara Tauson, Maiar Sherfi, Rebeka Masarova e Moyuka Uchijima.

Tauson, antiga número um mundial de juniores e 33.ª WTA que está a tentar recuperar o ranking depois de uma temporada de 2022 marcada por problemas nas costas – prevaleceu na maior batalha do dia face à qualifier francesa Margaux Rouvroy (309.ª) em 3h09, num duelo com várias mudanças de ascendente.

Nos quartos de final (quartos de 2023 em sete provas – um deles de nível WTA 250), a atual 132.ª da hierarquia encara a espanhola de origem suíça Rebeka Masarova, que no encontro de abertura do Court Central venceu Sara Errani (sétima favorita, 85.ª WTA, antiga top 5 e finalista de Roland-Garros) por 7-6(5) e 6-4, evidenciado todas as armas atacantes do seu arsenal perante uma das lutadoras do circuito.

Já Maiar Sherfi continua a passar fora do radar, mas a mostrar que é das maiores favoritas ao título. A egípcia, terceira cabeça de série fruto do 61.º posto, ainda não perdeu sets e esta quinta-feira ultrapassou a qualifier checa Jesika Maleckova (356.ª) com duplo 6-2 para atingir para segunda vez esta temporada os quartos de final, depois de Monterrey (WTA 250).

Para ir um passo mais longe terá de derrotar a japonesa Uchijima (144.ª), que interrompeu a boa série de Nefisa Berberovic (321.ª), vinda da fase preliminar, por 7-6(4), 4-6 e 6-2

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share