OEIRAS — As irmãs portuguesas Francisca Jorge e Matilde Jorge apuraram-se, na tarde desta terça-feira, para os quartos de final de pares do Oeiras Ladies Open depois de anularem um match point. Este triunfo valeu-lhes o primeiro triunfo em torneios da categoria de 100.000 dólares.
Embaladas pelo enorme sucesso na Billie Jean King Cup, em que foram parte decisiva para a inédita segunda subida de divisão consecutiva da seleção nacional feminina, as jovens vimaranenses (de 22 e 19 anos, respetivamente) superaram a norte-americana Asia Muhammad (atual número 33 do ranking WTA de pares) e a mexicana Fernanda Contreras (113.ª) por 4-6, 6-4 e 12-10.
Resolvido no match tie-break, o encontro esteve perto de cair para a dupla americana, que dispôs de um match point na reta final (8-9). No entanto, três bolas paralelas por parte de Matilde Jorge ajudaram a dupla ‘da casa’ a dar a volta ao embate.
A vitória desta terça-feira foi a primeira em torneios de 100.000 dólares para as irmãs de Guimarães, que nunca tinham jogado a este nível, e valeu-lhes o apuramento para os quartos de final. Seguem-se as vencedoras de um encontro com portuguesas envolvidas, entre Elizabet Hamaliy/Sara Lança e Katarzyna Piter/Bibiane Schoofs.
Sorte diferente para Inês Murta noutro match tie-break
Desfecho oposto ao das compatriotas e colegas de seleção viveu Inês Murta. A jogar ao lado da espanhola Lucia Cortez Llorca, com quem recebeu um wild card, a algarvia começou bem, mas viu a liderança escapar-lhe e as britânicas Alicia Barnett e Olivia Nicholls vencerem por 4-6, 6-1 e 10-6 após 1h19.