De regresso à competição depois da passagem pelo Millennium Estoril Open, Nuno Borges (79.º) teve uma estreia quase perfeita em Barcelona. A competir apenas pela segunda ocasião em provas ATP 500, o número um nacional traçou uma exibição de sentido único frente ao bielorrusso Ilya Ivashka (61.º) e os parciais de 6-2 e 6-3 permitiram-lhe agendar encontro com o primeiro cabeça de série Carlos Alcaraz na segunda eliminatória.
Num primeiro parcial onde não faltaram oportunidades para o lado do maiato, foram duas quebras de serviço anotadas logo na fase inicial que cimentaram a sua liderança. Borges, que ainda esteve a dominar por 5-0, sofreu um ligeiro deslize que não veio sentenciar o desenrolar dos acontecimentos, mas mais tarde concretizou o quarto set point.
Ivashka procurou recompor-se dos estragos e foi com um break conseguido no primeiro jogo de serviço do português que se apoderou do comando do segundo parcial, mas Borges deu a réplica desejada ao vencer seis dos últimos sete jogos, para confirmar o regresso às vitórias.
Nuno Borges, que é o único representante nacional no ATP 500 de Barcelona – Francisco Cabral compete na variante de pares em Banja Luka -, soma a segunda vitória da carreira a este nível, depois de em fevereiro também ter ultrapassado a estreia em Acapulco. Agora, segue-se o anfitrião Carlos Alcaraz, número dois mundial que usufruiu do acesso direto à segunda ronda por defender o estatuto de primeiro cabeça de série.