OEIRAS — A seleção nacional feminina garantiu, na tarde desta quinta-feira, a presença no play-off de promoção do Grupo II da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup graças à vitória da Grécia sobre a Bósnia-Herzegovina, que ficou afastada dessa luta.
No dia de “descanso ativo”, Portugal sabia que podia garantir a participação no play-off de apuramento sem jogar caso a Grécia saísse vencedora, o que, apesar de ter sido mais difícil do que inicialmente se previa (apenas aconteceu no par decisivo), acabou por verificar-se graças ao triunfo de Valentina Grammatikopoulou e Despina Papamichail por 6-3 e 7-6(3) sobre Nefisa Berberovic e Anita Wagner.
O resultado desta quinta-feira deixou Portugal e Grécia empatados com três vitórias em três encontros. Já com as presenças no play-off de promoção asseguradas, os dois países medirão forças na sexta-feira pelo primeiro lugar, um cenário semelhante ao da Pool B, na qual Estónia (de Anett Kontaveit) e Geórgia, com quatro vitórias cada, também já estão apuradas.
O play-off de promoção está marcado para a jornada de sábado e colocará frente a frente os primeiros classificados de cada grupo com os segundos. As duas equipas vencedoras seguirão para o Grupo I da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup em 2024. Desde 2018 que Portugal não marca presença nesta divisão.