OEIRAS – Número dois mundial em Setembro, Anett Kontaveit está a aproveitar da melhor forma a semana em Portugal ao serviço da seleção da Estónia na Billie Jean King Cup para ganhar ritmo e confiança para a recuperação no ranking WTA.
Chamada pela terceira vez a jogo (descansou na véspera), a atual 69.ª da hierarquia feminina não tem dado chances à concorrência e só cedeu seis jogos nos três triunfos. Esta quinta-feira bateu Justina Mikulskyte (326.ª), da Lituânia, por arrasadores 6-1 e 6-0, enfrentado somente um break point no jogo inaugural, que salvou.
Com vários winners do fundo do court (muitos de resposta ao serviço), Kontaveit precisou apenas de 58 minutos para selar o triunfo e só concedeu seis pontos com o primeiro serviço e sete com o segundo.
30 minutos depois da vitória esclarecedora, a tenista de 27 anos regressou às opções do capitão e juntou-se a Ingrid Neel (77.ª do ranking de pares) para garantirem o sucesso na eliminatória face à Lituânia (isto porque no primeiro duelo de singulares a compatriota Maileen Nuudi perdeu por duplo 6-2 frente a Patricija Paukstyte)
A dupla cotada superou as duas respetivas oponentes de singulares por 6-1 e 7-5 e não só garantiu o triunfo no confronto como o apuramento da Estónia para o playoff de promoção do próximo sábado, isto porque somou a quarta conquista da semana.
Esta sexta-feira a Estónia defronta a Geórgia para determinar quem liderará a Pool B – uma ordem que pode influenciar Portugal, que tem praticamente garantidos os duelos de sábado e irá medir forças com uma das seleções, dependendo da posição final no seu grupo.
Kontaveit terá, portanto, mais duas oportunidades em singulares (e possibilidade de mais na variantes de pares) para entrar na forma que a fez das melhores do mundo em 2021 (especialmente) e 2022, antes da lesão degenerativa na zona lombar que a afastou do circuito desde Fevereiro e que a limitou na temporada passada.