ESTORIL – No duelo inaugural da jornada de sexta-feira do Millennium Estoril Open, o italiano Marco Cecchinato (96º) surpreendeu o favorito Alejandro Davidovich Fokina (24º) em duas partidas com os parciais de 7-5 e 7-6(5), assegurando a primeira vaga nas meias-finais do torneio português.
Num primeiro set muito equilibrado, foi uma quebra de serviço no último jogo que permitiu a Cecchinato fechar com 7-5. O segundo parcial começou novamente muito equilibrado, com ambos os jogadores a segurarem os seus jogos de serviço. No entanto, foi novamente o italiano o primeiro a abrir vantagem com um break no sexto jogo, pouco depois do espanhol ter sido assistido. Apesar de não ter sido capaz de a segurar até ao final do set, o atual 96º do ranking mundial conseguiu fechar o encontro no tiebreak com um 7-5.
Trata-se da primeira meia-final no circuito profissional para Cecchinato desde o torneio de Parma em 2021, quando foi derrotado nessa fase da prova por Sebastian Korda. Pelo contrário, Fokina, que por duas vezes já atingiu a meia-final do Millennium Estoril Open, aumentou a série negativa de derrotas nesta fase de torneios ATP para sete. Curiosamente, na última prova em que ultrapassou esta ronda, foi finalista no Masters 1000 de Monte Carlo em 2022.