Os portugueses Gastão Elias e João Domingues tiveram sortes diferentes na primeira ronda do quadro principal do Challenger de Las Franquesas del Valles, em Espanha. Enquanto o primeiro saiu por cima de uma batalha de três sets para seguir em frente; o segundo foi bem menos sucedido e cedeu na ronda de estreia.
De regresso à competição desde que atingiu os quartos de final em Puerto Vallarta, Gastão Elias de 32 anos (222.º) ultrapassou, após reviravolta, o canadiano Steven Diez (282.º), por 3-6, 6-2 e 6-4, sendo que recuperou de uma desvantagem de 4-2, na terceira partida antes de garantir o triunfo no encontro. O seu adversário na luta pelos quartos de final será o búlgaro e quinto pré-designado Adrian Andreev (197.º) que derrotou o jogador da casa e convidado da organização Daniel Merida Aguilar (515.º), por 4-6, 6-1 e 6-3.
Por outro lado, João Domingues (297.º) não conseguiu ultrapassar o teórico favoritismo do argentino e sétimo cabeça de série Marco Trungelliti (227.º), por 7-5, 3-6 e 6-3. No entanto, o oliveirense de 29 anos vai continuar a competir em terras espanholas, já que está inscrito também na variante de pares onde fará parelha com o compatriota Elias e terão como adversários na estreia a dupla formada pelo britânico Jay Clarke e pelo italiano Lorenzo Giustino.