QUINTA DO LAGO — O português Pedro Araújo (645.º classificado no ranking ATP) apurou-se, na tarde desta quinta-feira, para a segunda ronda do quadro principal de singulares do The Campus Open — o ITF de 25.000 dólares do Resort da Quinta do Lago — ao assinar uma das melhores vitórias da carreira.
Depois de um longo atraso devido à chuva, o lisboeta de 21 anos conseguiu finalmente ir a jogo e deixou para trás uma entrada “apagada” para derrotar o polaco Kacper Zuk (atual 258.º e ex-162.º) em três partidas, por 2-6, 6-4 e 13-11 no match tie-break que devido ao mau tempo substituiu o terceiro set tradicional.
Depois de uma primeira partida em que sentiu dificuldades em lidar com o serviço de Zuk, e na qual foi quebrado duas vezes nas vantagens, Araújo passou a colocar mais respostas dentro do court e lutou de igual para igual com o polaco desde a linha de fundo para construir a reviravolta.
No match tie-break, o vice-campeão nacional absoluto de 2021 liderou por 9-7, mas só ao quarto match point conseguiu rubricar o triunfo — o seu melhor desde que passou a primeira ronda do qualifying no Millennium Estoril Open, no final de abril de 2022, e o sexto da carreira perante um adversário do top 300.
Apurado para a segunda ronda de um torneio de 25.000 dólares pela segunda vez na série de cinco que já disputou no Algarve (na próxima semana haverá mais um, o último, em Portimão), Pedro Araújo terá como adversário o francês Kyrian Jacquet, também de 21 anos e número 457 mundial que chegou a ser 300 em outubro de 2021.