QUINTA DO LAGO — Manuel Guise Pinheiro celebrou, na manhã desta terça-feira, a primeira vitória em torneios do circuito internacional e apurou-se para a segunda ronda do qualifying do The Campus Open, tal como os compatriotas Gonçalo Falcão, Afonso Portugal, André Stewart e Francisco Vilaça.
Depois de duas jornadas muito perturbadas pela chuva, o tenista português de 22 anos levou a melhor no duelo com o jovem compatriota Martim Pinto Gonçalves, de 15 anos e jogador do The Campus, por 6-3 e 6-3 após 1h26.
A competir apenas pela segunda vez em torneios ITF (a primeira foi na semana passada, em Loulé), Guise Pinheiro juntou-se a Diego Fernandez Flores na segunda de três rondas do qualifying. O chileno é o número 936 mundial e defende o estatuto de quarto cabeça de série.
Pouco depois, também Gonçalo Falcão avançou. O português de 35 anos deu a volta ao alemão Jimmy Yang (1425.º ATP) e triunfou por 5-7, 7-5 e 10-5, dando o primeiro de três passos necessários para garantir uma repetição da campanha em Loulé, onde chegou ao quadro principal.
O próximo adversário do atual campeão mundial de veteranos +30 em singulares, pares masculinos e pares mistos será Pedro André de Almeida Santos, brasileiro responsável pela eliminação do português Gabriel Tacanho por 6-3 e 6-2.
Ainda no The Campus, a manhã desta terça-feira também foi de festa para André Stewart, que a jogar em casa impôs autoritários 6-1 e 6-0 em 50 minutos ao brasileiro Glauco Pinheiro da Cruz para inscrever o nome na segunda ronda.
Já na Vilamoura Tennis & Padel Academy, o palco eleito para ajudar à realização dos 37 encontros agendados para esta jornada, também Francisco Vilaça (6-0 e 6-4 a David Gabor, da Irlanda) e Afonso Portugal (6-2 e 6-2 contra o compatriota Bernardo Henriques) seguiram para a segunda de três eliminatórias.