Pouco depois de ter comunicado a desistência forçada do ATP Masters 1000 de Indian Wells, Rafael Nadal (8.º) também anunciou o que já se pressagiava: igual afastamento da lista de inscritos para Miami, prova de igual categoria que se disputa na semana seguinte e onde ainda persegue o primeiro título da carreira.
A recuperar da lesão de segundo grau no músculo iliopsoas da perna esquerda que sofreu na segunda eliminatória do Australian Open, o antigo número um mundial risca do calendário os dois primeiros torneios de categoria Masters 1000 e o cenário mais provável é que aponte o regresso à época de terra batida, que arranca no início de abril com o Millennium Estoril Open, na semana anterior a Monte Carlo.
“Comecei a reabilitação, o ginásio e a fisioterapia, conforme recomendado pelos médicos. Estou a preparar-me para poder regressar ao circuito nas melhores condições. Infelizmente, não estou apto para competir nem em Indian Wells, nem em Miami. Vou sentir falta dos meus fãs norte-americanos, mas espero vê-los na swing do verão”, partilhou o maiorquino de 36 anos nas redes sociais.
Rafael Nadal junta-se ao lote de baixas de peso da prova da Flórida que se disputa a partir de 22 de março: a desistência de ‘El Toro’ junta-se a iguais ausências de Nick Kyrgios, Marin Cilic ou David Goffin. É Carlos Alcaraz quem se encarrega de tentar defender o título de campeão e João Sousa e Nuno Borges compõem a representação lusa na fase de qualificação.