Campeão em Buenos Aires há uma semana, o espanhol Carlos Alcaraz continua a vencer e na madrugada deste sábado selou o apuramento para as meias-finais do ATP 500 do Rio de Janeiro, no Brasil, onde procura defender o título conquistado há um ano.
O jogador de Múrcia recuperou da desvantagem de 2-4 em ambos os sets para derrotar o sérvio Dusan Lajovic (80.º ATP) pela segunda vez em duas semanas, desta feita com os parciais de 6-4 e 7-6(0).
Este reencontro esteve longe de ser sinónimo de facilidades para Alcaraz, que apesar de ter terminado com quase o triplo dos winners (32 para 13) e de ter sido bem sucedido em 16 das 17 abordagens à rede deixou muito a desejar em momentos importantes: para além de ter ficado em desvantagem por um break nos dois parciais, o número dois mundial ainda foi quebrado a 5-5 do segundo apesar de ter liderado o seu jogo de serviço por 40-0 e precisou de anular um set point no “saque” do adversário antes de devolver o break a tempo do tie-break.
Apesar das dificuldades, esta foi a sétima vitória consecutiva para Carlos Alcaraz, que continua na rota de um segundo título em duas semanas e tem encontro marcado com o qualifier chileno Nicolas Jarry (atual 139.º, mas ex-38.º) nas meias-finais.
Do outro lado do quadro, Cameron Norrie (13.º) também venceu e manteu vivas as possibilidades de discutir uma final com Alcaraz pela segunda semana consecutiva. O britânico derrotou o boliviano Hugo Dellien (responsável pela eliminação de João Sousa na primeira ronda) graças aos parciais de 4-6, 6-1 e 6-4 e agendou encontro com o espanhol Bernabé Zapata Miralles, pela segunda vez consecutiva apurado para as meias-finais de um torneio da Golden Swing sul-americana graças a uma vitória por 6-4, 2-6 e 6-4 sobre o compatriota Albert Ramos-Vinolas.