O regresso de João Sousa (número 143 mundial) ao ATP 500 do Rio de Janeiro não foi feliz e o número dois português despediu-se, esta segunda-feira, do maior torneio do Brasil com uma derrota na primeira ronda do quadro principal de singulares.
Frente a frente com Hugo Dellien (111.º) pela primeira vez na carreira, o tenista de Guimarães não teve nem ténis nem cabeça para contrariar o boliviano, especialista em terra batida, e após uma exibição apagada foi eliminado pelos parciais de 6-0 e 6-2.
Sousa começou a Golden Swing sul-americana com duas vitórias que lhe valeram a chegada aos quartos de final do ATP 250 de Córdoba, na Argentina, mas na semana seguinte foi afastado na estreia no ATP 250 de Buenos Aires, no mesmo país, e esta segunda-feira sofreu a segunda derrota consecutiva.
Assim, deu por concluída a passagem pelo terceiro de quatro torneios programados naquela parte do globo, ficando a faltar, na próxima semana, o ATP 250 de Santiago, no Chile. Depois, o atual número dois nacional rumará aos Estados Unidos da América para disputar o qualifying dos ATP Masters 1000 de Indian Wells e Miami, já em piso rápido.