O jovem português Henrique Rocha (858.º classificado no ranking mundial) conquistou, este domingo, o primeiro título da carreira em torneios do circuito profissional ao vencer o 2.º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António, da categoria de 25.000 dólares.
Com apenas 18 anos, o maiato começou a semana no qualifying e só parou com o troféu de campeão nas mãos graças a uma vitória muito autoritária por 6-3 e 6-1 sobre o sétimo cabeça de série, o italiano Federico Gaio (atual 381.º e ex-124.º).
Muito confiante desde a linha de fundo, Rocha quebrou o serviço a Gaio logo no primeiro jogo de serviço do italiano e nunca mais olhou para trás, dado que mesmo quando perdeu o break de avanço foi rápido a recuperá-lo. Já na segunda partida, e novamente com uma quebra de serviço precoce a seu favor, o jovem do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis ainda enfrentou alguma reação do adversário, mas anulou os dois pontos de break e descolou no marcador, só parando com a melhor vitória da carreira assinada ao cabo de 1h25.
A exibição autoritária valeu ao tenista da Maia a sétima vitória consecutiva no 2.º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António. Dessas, todas foram seladas em duas partidas e a deste domingo igualou o primeiro encontro de todos, logo na segunda ronda do qualifying, como aquele em que cedeu menos jogos — apesar de ter tido pela frente o adversário mais experiente entre todos os que enfrentou.
Com a campanha notável em Vila Real de Santo António, onde regressou à competição após cerca de cinco semanas de pré-época na sequência dos dois ATP Challenger que jogou no Jamor, Henrique Rocha garantiu o melhor ranking da carreira na semana de 27 de fevereiro: de 858.º “saltará” cerca de 200 posições, até ao 650.º lugar.
É o mais jovem português a ter conquistado um título internacional?
Não, o Gastão Elias conquistou o primeiro ITF a poucos dias de fazer 17 anos.
Obrigado!
Vamos ver se esta geração dos Faria, Araújo e Rocha chega tão longe como o João Sousa…