O português João Sousa (142.º classificado no ranking mundial) conheceu, este sábado, o primeiro adversário no quadro principal de singulares do ATP 500 do Rio de Janeiro, o maior torneio da América do Sul.
Com entrada direta na grelha mais importante da prova brasileira, o tenista vimaranense de 33 anos ficou a saber que terá pela frente o boliviano Hugo Dellien, número 107 mundial que no verão da última época alcançou a melhor posição da carreira (64.º) e que na última edição de Roland-Garros surpreendeu de forma autoritária (6-3, 6-2 e 6-4) o ex-finalista Dominic Thiem.
O encontro no Rio de Janeiro será o primeiro da história entre Sousa e Dellien, um especialista em terra batisa que depois de ser eliminado na primeira ronda do Australian Open rumou à América do Sul e, na sua superfície de eleição, alcançou as meias-finais do Challenger de Concepcion, no Chile, e as meias-finais do ATP 250 de Córdoba, na Argentina, como qualifier (cinco vitórias) antes de ser travado na primeira ronda do ATP 250 de Buenos Aires — tal como o português.
Se conseguir superar o primeiro obstáculo, João Sousa discutirá a segunda ronda do Rio Open ou com o argentino Federico Coria (49.º), ou com o wild card João Fonseca (830.º).
2023 é o quarto ano em que o melhor tenista português da história participa no torneio do Rio de Janeiro: em 2014 atingiu os quartos de final (onde perdeu para Rafael Nadal), em 2017 foi eliminado na primeira ronda e em 2019 perdeu na segunda eliminatória com Casper Ruud.
ATP-500-Rio-de-Janeiro-2023-singulares