A maré negra de Dominic Thiem (99.º) perdurava desde outubro passado e a rota de regresso à elite do ténis mundial parecia esta a estagnar, mas esta terça-feira o austríaco reencontrou-se com os êxitos. Convidado para o quadro principal do ATP 250 de Buenos Aires, resolveu as contas com Alex Molcan (51.º) por 7-6 (4) e 6-3 para somar o primeiro triunfo em 2023.
O antigo número três mundial não teve tarefa fácil frente ao sétimo pré-designado na capital argentina e um break anotado veio a mostrar-se insuficiente para evitar a ida a tie-break. Nessa fase crítica, Thiem evidenciou-se e sem grande margem conseguiu passar para a frente. Também o segundo parcial teve um arranque balanceado com a constância a pautar nos respetivos jogos de serviço e apenas na reta final o austríaco conseguiu soltar-se das amarras para alcançar a vitória.
Dominic Thiem, que tanto em 2016 como em 2018 se coroou campeão em Buenos Aires, deixa para trás o primeiro obstáculo e já tem nome definido para lutar por um regresso aos quartos de final. Vai partilhar o court com o peruano Juan Pablo Varillas (101.º) – adversário que derrotou no único duelo anterior entre ambos -, responsável pela eliminação do português João Sousa (142.º).