A portuguesa Matilde Jorge concluiu, este sábado, a participação no segundo ITF de 40.000 dólares organizado pela Federação Portuguesa de Ténis no Complexo Desportivo do Monte Aventino, na cidade do Porto, com o título de vice-campeã nacional de pares ao lado da croata Tara Wurth.
Lado a lado pela primeira vez devido à lesão na coxa esquerda da mais velha das irmãs vimaranenses, Francisca Jorge, que não pôde disputar este segundo torneio, Jorge e Wurth perderam por 6-4, 2-6 e 11-9 para as primeiras cabeças de série, Ekaterine Gorgodze (Geórgia) e Leyre Romero Gormaz (Espanha).
Muito equilibrada, a final só ficou decidida no match tie-break e até esteve perto de pender para o lado da tenista portuguesa de apenas 18 anos, que com Wurth chegou a liderar por 9-7, ou seja, a dispôr de dois match points consecutivos.
Com 10 títulos de pares no currículo, os oito mais recentes todos em 2022 e com Francisca Jorge em torneios de 25 mil dólares, Matilde Jorge procurava, no Porto, a conquista do troféu mais importante da carreira.
Nos singulares, o título será discutido entre a belga Greet Minnen (185.ª) e a croata Tara Wurth (189.ª), que liderava por 6-4 quando a segunda cabeça de série, a francesa Harmony Tan (162.ª), desistiu devido a uma lesão na perna esquerda.