Horas após ter carimbado a presença nos quartos de final de singulares do ATP 250 de Córdoba, João Sousa (162.º) foi incapaz de garantir o mesmo desfecho no quadro de pares e despediu-se, esta quinta-feira, logo no encontro de estreia.
A unir forças com o brasileiro de 39 anos Marcelo Melo (atual 41.º do ranking mundial de pares, mas antigo número um na variante) pela primeira vez, o português sucumbiu perante os cazaques e quartos cabeças de série Aleksandr Nedovyesov e Andrey Golubev após 62 minutos, pelos parciais de 6-2 e 7-5.
Após um primeiro set sem história com dois breaks a ditarem um rumo favorável para os dois jogadores do Cazaquistão, o segundo parcial foi bastante distinto, com a diferença a fazer-se apenas no 11.º jogo, com nova quebra no único ponto de break existente em todo o set a favorecer os jogadores de leste, que garantiram assim o triunfo no encontro.
No entanto, João Sousa irá manter-se em Córdoba para disputar os quartos de final de singulares frente ao espanhol e terceiro pré-designado Albert Ramos-Vinolas (54.º), com quem já disputou sete duelos ao mais alto nível, tendo saído vencedor em apenas dois deles.