Depois de três eliminatórias “em casa”, a seleção nacional portuguesa ficou esta quinta-feira a saber que terá de viajar até à Áustria para disputar o Grupo Mundial 1 da Taça Davis na semana de 11 de setembro de 2023.
Esta será a quinta eliminatória da história entre Portugal e Áustria, que venceu as quatro anteriores. Porque a mais recente aconteceu em solo português (os visitantes venceram por 4-1 em Guimarães em março de 2016), desta vez o confronto será em território austríaco, em datas — ou 15 e 16, ou 16 e 17 de setembro — e condições à escolha da equipa da casa, que tem em Dominic Thiem a sua maior estrela.
Para além de Thiem (atual 96.º, mas ex-número três mundial e campeão do US Open em 2020), a Áustria também conta com jogadores como Jurij Rodionov (122.º), Dennis Novak (143.º), Filip Misolic (144.º) e Sebastian Ofner (152.º) em singulares, bem como Alexander Erler (49.º), Lucas Miedler (53.º) e Philipp Oswald (71.º) em pares.
No último fim de semana, a seleção nacional masculina perdeu com a República Checa por 3-1 numa eliminatória que valia o apuramento para a fase final da Taça Davis.
Contra a Áustria, Portugal disputará a mesma ronda em que derrotou o Brasil, em setembro de 2022, com o objetivo de regressar às Davis Cup Qualifiers em março de 2024 para então lutar pela inédita e tão desejada presença na fase final da competição. Em caso de derrota, a seleção portuguesa terá de jogar o play-off do Grupo Mundial I na mesma altura.