PORTO — A portuguesa Francisca Jorge (295.ª classificada no ranking WTA) perdeu, esta terça-feira, o primeiro encontro da temporada de 2023 ao ser eliminada na primeira ronda do quadro principal de singulares do primeiro ITF de 40.000 dólares no Complexo Desportivo do Monte Aventino, no Porto.
Convidada para o quadro principal, a jovem vimaranense de 22 anos perdeu por 6-4 e 6-2 com a romena Alexandra Ignatik, número 179 mundial e oitava cabeça de série, num encontro em que foi perturbada por uma lesão na coxa que inclusive a levou a ser assistida.
Francisca Jorge foi a primeira tenista portuguesa a ir a jogo no quadro principal do W40 Porto I e disputou o seu primeiro encontro oficial desde o início de dezembro, quando foi campeã de pares do ITF de 60.000 dólares do Rio de Janeiro, no Brasil, ao lado de Ingrid Gamarra Martins.
Para além da melhor tenista portuguesa da atualidade, que esta semana regressou ao top 300 e igualou a melhor classificação da carreira, também irão a jogo no quadro principal deste torneio a irmã mais nova, Matilde Jorge, e a lisboeta Maria Garcia, ambas com wild cards.