Uma eliminatória da Taça Davis que pode dar o inédito apuramento português para a fase final está a duas semanas de distância e uma das principais ameaças a um passo histórico para o ténis luso está a deslumbrar do outro lado do mundo, em Melbourne Park. Jiri Lehecka (71.º) já havia ultrapassado o qualifying da edição transata do Australian Open, mas a verdade é que o jovem talento checo está a viver uma semana ainda mais formidável e adicionou esta sexta-feira mais um capítulo ao seu conto de fadas.
Sem nunca antes ter ido além da ronda de abertura do quadro principal em torneios do Grand Slam, reforçou a melhor campanha da carreira a este nível com o terceiro triunfo nos antípodas: surpreendeu o britânico Cameron Norrie (12.º) por 6-7 (8), 6-3, 3-6, 6-1 e 6-4 para embarcar na viagem rumo à segunda semana de competição do “Happy Slam”.
Lehecka não conseguiu converter as primeiras chances de quebrar o serviço do adversário e só o tira teimas veio colocar termo à estabilidade: ambos tiveram à sua disposição várias hipóteses de vencer o set, mas foi Norrie a encontrar-se com a efetividade. Mas o 11.º cabeça de série estava longe de trilhar uma exibição desafogada e foi entre as suas fendas que o mais novo dos jogadores recuperou a igualdade.
O britânico que nasceu em Joanesburgo até conseguiu voltar a assaltar o comando da partida, mas Lehecka recuperou o fôlego para ocupar um papel central na última hora de encontro. Afirmou-se ao aliar o seu ascendente aos erros de Norrie e ao fim de mais de três horas acabou por firmar a reviravolta que rematou com as aspirações do teórico favorito à vitória, que se despediu com 53 erros não forçados.
Jiri Lehecka, que dentro de duas semanas tem marcada uma viagem a Portugal para representar a República Checa numa eliminatória marcada para os dias 4 e 5 de fevereiro no Complexo Municipal de Ténis da Maia, junta-se ao cada vez mais restrito lote de resistentes do Australian Open e tem em vista um próximo embate com o canadiano Felix Auger-Aliassime (7.º), sexto pré-designado do torneio.