A norte-americana Katie Volynets chegou a Melbourne com a missão de passar o qualifying do Australian Open, mas a tarefa revelou-se curta e esta quinta-feira a jogadora de apenas 21 anos registou a melhor vitória da carreira, ao eliminar a top 10 mundial Veronika Kudermetova, para alcançar o melhor resultado da carreira em torneios do Grand Slam — a terceira ronda.
Atualmente na 113.ª posição do ranking mundial, a qualifier norte-americana eliminou a russa, nona classificada, ao cabo de 2h10, com os parciais de 6-4, 2-6 e 6-2.
Já com cinco vitórias em Melbourne e apurada para a terceira ronda de um Major pela primeira vez, após ter alcançado a segunda eliminatória de Roland-Garros na época transata, a californiana lutará com Petra Martic ou Shuai Zhang pelos primeiros oitavos de final.
Veronika Kudermetova foi a segunda top 10 a cair neste Australian Open, um dia depois de a compatriota Daria Kasatkina (número oito mundial) ter sido arrasada (6-1 e 6-1) pela compatriota Varvara Gracheva (97.ª) em apenas 55 minutos.