Os exames realizados por Rafael Nadal na manhã desta quinta-feira identificaram uma lesão de grau 2 no psoas ilíaco (um músculo) da anca esquerda como a causa dos problemas físicos que o espanhol sentiu a caminho da derrota na segunda ronda do Australian Open, na véspera.
A informação foi inicialmente divulgada pelo diário El País e pouco depois confirmada pelo tenista espanhol, ainda campeão em título, que adiantou “entre seis e oito semanas” como o tempo de recuperação esperado.
Assim, Nadal fica impedido de regressar ao Dubai pela primeira vez desde 2008 (habitualmente opta pelo torneio de Acapulco, no México) e tem a participação nos ATP Masters 1000 de Indian Wells — onde foi campeão há um ano — e Miami em risco.
O espanhol já sabe que vai sair do top 5 depois do Australian Open e, caso se confirme a sua ausência até ao início da terra batida, sairá mesmo do top 10 pela primeira vez desde 25 de abril de 2005 — nunca um tenista passou mais tempo consecutivo do que ele entre os 10 primeiros da hierarquia mundial.