Era um dos embates femininos mais aguardados da jornada desta quinta-feira e o espetáculo correspondeu às altas expectativas: Caroline Garcia (4.ª) sorriu nos mais pequenos detalhes numa batalha bem balanceada com Leylah Fernandez (40.ª) e conseguiu fazer jus ao estatuto de quarta cabeça de série para celebrar o árduo triunfo assinalado por 7-6 (5) e 7-5, ainda em menos de duas horas de encontro.
Fernandez foi a primeira a passar para a frente da corrida pela vitória, mas num ápice teve eliminada a margem de um break. Não conseguiu voltar a pontuar no serviço da jogadora gaulesa e foi no tie-break que Garcia se soltou finalmente da igualdade, ao aproveitar logo a primeira chance de vencer o set.
A constância continuou a pautar a batalha na passagem para o segundo parcial e até à fase intermédia nenhuma das jogadoras teve nas mãos oportunidades de quebrar o serviço da adversária. Fernandez dispôs a seguir de três chances de ouro para tomar a liderança – numa delas teve mesmo um set point do seu lado -, mas Garcia afirmou-se nos momentos-chave para pouco depois assinar o desgastante êxito.
A uma vitória de igualar a melhor campanha da carreira no Australian Open, Caroline Garcia junta-se ao lote de apuradas para a terceira eliminatória em Melbourne Park e vai tentar inscrever o nome na segunda semana de competição frente à alemã Laura Siegemund (158.ª), que compete com o ranking protegido. O único duelo anterior entre ambas data de 2021, onde Garcia foi mais forte na primeira ronda de Roland-Garros.