O português João Sousa (81.º classificado no ranking ATP) foi eliminado na primeira ronda do quadro principal de singulares do Australian Open e reconheceu estar triste com o resultado, mas atribuiu mérito ao adversário, o espanhol Roberto Bautista Agut (25.º), e abordou os problemas físicos que o atrapalharam na reta final do duelo.
“Estou triste pela derrota. Estava consciente de que era um adversário muito exigente, que vinha com muita confiança, e a verdade é que demonstrou isso em campo. Foi um merecido vencedor, não consegui contrariar as armas dele e ele conseguiu ser superior”, explicou à Lusa o melhor tenista português da atualidade.
Bautista Agut triunfou pelos parciais de 6-3, 6-2 e 6-2, mas apenas os últimos dois sets foram jogados esta quarta-feira, devido a um atraso causado pela chuva. No derradeiro parcial, Sousa sentiu problemas físicos e foi assistido na zona das costas. “Apesar de no terceiro set ter tido algumas dores e limitações físicas, que me impediram de estar a 100%, não anula o fato dele ter sido superior e ter merecido a vitória”, acrescentou.
Com a derrota no quadro principal de singulares, em que participou pela 10.ª vez na carreira, João Sousa ficou restrito à variante de pares. O jogador de Guimarães tem estreia marcada para quinta-feira (de madrugada em Portugal) ao lado de Francisco Cabral e assegurou estar “a tentar recuperar ao máximo para tentar estar a 100% amanhã” e lutar pela vitória no encontro que assinalará a estreia do compatriota no Australian Open.