Ons Jabeur (2.ª) realizou esta terça-feira o compromisso que abriu a sua campanha no Australian Open mas as provações estiveram presentes em grande parte da contenda. A tunisina soube gerir um arranque muito complicado frente à eslovena Tamara Zidansek (98.ª) e foi com evidência que ao fim de mais de duas horas avançou para a segunda eliminatória, através dos parciais de 7-6 (8), 4-6 e 6-1.
Numa das poucas partidas em disputa em Melbourne Park devido à forte chuva que se fez sentir após a vaga de calor que forçou a suspensão de toda a ação, Jabeur não teve um início nada fácil e só depois de defender três set points se conseguiu desenvencilhar. Só que Zidansek respondeu com todas as armas e encontrou as forças necessárias para voltar a dificultar as contas da favorita, com o restabelecimento da igualdade.
Só na terceira e derradeira partida a número dois mundial conseguiu apagar um período com poucos pontos positivos a assinalar e afastou as dúvidas com uma reta final sublime, em que três quebras de serviço assinadas lhe garantiram a atribulada vitória de estreia no Australian Open.
A africana, que defende a posição de segunda cabeça de série (logo atrás de Iga Swiatek) do evento, tem na mira a possibilidade de suplantar os quartos de final alcançados em 2020. A sua próxima experiência vai ter do outro lado da rede a jogadora que triunfar do embate entre Alison Riske (49.ª) e Marketa Vondrousova (86.ª).