Dois anos depois de ter erguido na Rod Laver Arena o nono título do “Happy Slam”, Novak Djokovic (5.º) entrou com todas as forças na corrida por mais uma conquista. O recordista do Australian Open não teve grandes dificuldades para passar por Roberto Carballes-Baena (75.º) e os parciais de 6-3, 6-4 e 6-0 conduziram-no à 22.ª vitória consecutiva em Melbourne Park.
Nenhum dos jogadores conseguiu aproveitar as primeiras oportunidades break da partida e foi Djokovic quem passou para a frente, já que pela margem mínima conquistou o parcial de abertura. O segundo ato seguiu um rumo muito idêntico e uma única quebra foi suficiente para o jogador de Belgrado prolongar o percurso sólido. Foi apenas na reta final da partida que o ex-número um traçou um ascendente mais vincado para encerrar as contas com um ‘pneu’.
Novak Djokovic dilata o registo imperial no Australian Open e prolonga a maré de invencibilidade no primeiro Major da temporada, onde não perde desde 2018. Agora, o próximo objetivo do principal favorito à vitória vai ser o francês Enzo Couacaud (191.º) ou o boliviano Hugo Dellien (131.º), cujo embate foi adiado para a próxima madrugada devido às condições atmosféricas adversas.