O calor extremo que se faz sentir em Melbourne esta terça-feira levou a organização do Australian Open a suspender todos os encontros nos courts exteriores. A decisão impactou várias dezenas de duelos, entre os quais a primeira ronda do português João Sousa.
Com temperaturas superiores aos 35 graus no início da jornada (12 horas em Melbourne, meia-noite em Lisboa), os responsáveis anunciaram, às 14h07 (02h07 portuguesas), que “a escala de calor do Australian Open atingiu o nível cinco e todos os encontros nos courts exteriores serão suspensos.”
“Isto significa que os encontros continuarão até que se verifique um número par de jogos no marcador, ou até que seja completado um tie-break. Não serão chamados novos encontros e a ação também será interrompida nos courts de treino”, explicaram os responsáveis nas redes sociais.
Cerca de uma hora antes, às 13h12 de Melbourne, a escala de calor do Australian Open atingiu o nível quatro e levou a organização a colocar a política de calor em vigor, numa primeira instância dando aos jogadores a possibilidade de fazerem uma pausa de 10 minutos entre o segundo e o terceiro sets, no caso dos encontros de singulares femininos, e o terceiro e o quarto sets, no caso dos masculinos.
Com a suspensão da jornada nos courts exteriores, apenas três estádios continuarão a receber encontros: a Rod Laver Arena, a Margaret Court Arena e a John Cain Arena, nas quais a existência de coberturas amovíveis e sistemas de refrigeração uma vez fechados os recintos permitem a regulação de temperaturas.
Quanto ao português João Sousa, tem encontro marcado com o espanhol Roberto Bautista Agut (finalista do ATP 250 de Adelaide no sábado) no Court 13. O duelo ibérico é o quarto e último do dia naquele campo, onde os dois primeiros ficaram concluídos antes da interrupção da jornada. O português e o espanhol irão a jogo após o duelo entre o norte-americano Michael Mmoh e o francês Laurent Lokoli.