Com apenas 17 anos, Juncheng Shang, ou “Jerry para os amigos”, como o próprio faz questão de dizer, tornou-se no primeiro homem chinês da história a vencer um encontro no quadro principal de singulares do Australian Open e adicionou mais um capítulo brilhante ao livro que os asiáticos começaram a escrever há um ano.
Depois de ter ultrapassado as três rondas do qualifying, uma delas frente ao ex-semifinalista Fernando Verdasco, o número 194 mundial prolongou a campanha com um triunfo em quatro sets por 6-2, 6-4, 6-7(2) e 7-5 contra o alemão Oscar Otte.
Juncheng Shang é o jogador mais novo entre todos os participantes no quadro principal masculino do Australian Open, que é o primeiro de toda a história dos torneios do Grand Slam a contar com a participação de três homens chineses. Zhang Zhizhen e Wu Yibing completam o trio e quer um, quer outro também alcançaram marcos inéditos nos últimos meses.
Em setembro, Wu tornou-se no primeiro homem chinês a vencer um encontro de singulares em quadros principais de torneios do Grand Slam desde o início da Era Open — e dois dias depois levou a melhor numa segunda ronda eletrizante com o português Nuno Borges. E um mês depois, em outubro, Zhang tornou-se no primeiro homem chinês a chegar ao top 100 do ranking ATP.
Quanto a Juncheng Shang, em 2021 o tenista chinês o que agora brilha na Austrália conquistou o prestigiado torneio júnior do Banana Bowl com uma vitória sobre o português Miguel Gomes na final.