O Australian Open arranca já na madrugada desta segunda-feira e a Betclic apresenta uma análise aos quadros principais de singulares masculino e feminino, com especial destaque para os encontros que mais prometem agitar as jornadas em Melbourne Park. São elencadas ainda uma série de seleções de valor para apostar com responsabilidade.
Rafael Nadal (2.º) ocupa uma posição de destaque no lote de favoritos ao título no “Happy Slam” e as aspirações de revalidar o estatuto de campeão encobrem um arranque de temporada menos positivo na United Cup. ‘El Toro’ inicia o percurso já na próxima madrugada e Jack Draper (40.º) é o nome do seu primeiro obstáculo da quinzena. Com um trajeto teoricamente acessível nas primeiras etapas, o jogador de Manacor pode medir forças com Daniil Medvedev nos ‘quartos’ e logo de seguida é Stefanos Tsitsipas quem tem hipóteses de lhe negar o regresso à final.
Mas a principal ameaça do maiorquino chama-se Novak Djokovic (5.º), cuja condição de recordista pode ser dilatada num percurso que se inicia na próxima terça-feira diante de Roberto Carballes Baena (75.º). O jogador de Belgrado está de regresso aos antípodas depois de há um ano ter sido forçado a abandonar o país e foi em grande que marcou o arranque da temporada, com a conquista do título em Adelaide. Grigor Dimitrov, Nick Kyrgios e Casper Ruud são alguns dos nomes de relevo que se podem cruzar com o campeoníssimo sérvio.
Na variante feminina é a líder Iga Swiatek a comandar o cenário e dentro de quinze dias poderá erguer o quarto título do Grand Slam – mas a primeira meta é suplantar Jule Niemeier (68.ª). Mais pela frente, ‘arrisca-se’ a colidir com Bianca Andreescu logo na terceira eliminatória e as norte-americanas Coco Gauff e Jessica Pegula são outros dos maiores perigos da metade superior.
Também Ons Jabeur (2.ª ) chega a Melbourne com grandes aspirações a sair de lá invicta e o ato de abertura opõe-a a Tamara Zidansek (88.ª). A tunisina lidera a metade inferior do quadro e é o grande nome da sua secção, tendo um caminho bem aberto até à final – apenas nos quartos de final poderá enfrentar outra jogadora do top 10: Aryna Sabalenka.
Algumas sugestões para apostar na Betclic:
Corentin Moutet vs. Yibing Wu
Odd: 2,36
As vitórias somadas “em casa” na reta final da temporada passada permitiram-lhe recuperar o melhor registo no ranking e a estreia na nova temporada arrisca-se a dar continuidade a um bom historial no piso rápido. Corentin Moutet foi uma das sensações do US Open em setembro passado ao alcançar os oitavos de final após ter sido “repescado”, e tem agora a chance de ouro de conseguir uma desforra – volta a encontrar o adversário que sentenciava o adeus a Flushing Meadows se a sorte não lhe tivesse batido à porta, depois da derrota na derradeira ronda do qualifying.
Tallon Griekspoor vs. Pavel Kotov
Odd: 1,34
Assumidamente fã da terra batida (não fosse nessa superfície onde venceu nove de onze títulos Challenger), Tallon Griekspoor parece ter razões para começar a partilhar esse sentimento com o piso rápido. O neerlandês teve um arranque de temporada esplêndido e viveu uma semana para recordar em Pune, onde se estreou na grelha de campeões ATP. Tem boas hipóteses de igualar a segunda ronda alcançada na edição passada do Australian Open e o impulso ganho na passagem por terras indianas reforça o maior estatuto frente ao lucky loser russo.
Rafael Nadal vs. Jack Draper
Odd: 1,36
Inequivocamente um dos mais sérios candidatos à conquista do título, Rafael Nadal encara na jornada de abertura o primeiro obstáculo da corrida pela revalidação do estatuto de campeão. Os sinais demonstrados na United Cup longe estiveram de ser positivos, mas tudo não terá passado de um sobressalto para o maiorquino que é claro favorito a sair por cima da batalha marcada com o jovem britânico que vive o melhor momento da carreira. Apenas uma foi a vez em que ‘El Toro’ saiu de cena na eliminatória de estreia.
Bianca Andreescu vs. Marie Bouzkova
Odd: 1,71
Bianca Andreescu é uma das primeiras a entrar em ação e o Australian Open pode ser o ponto de viragem para a canadiana, depois de uma temporada com poucos motivos para ser recordada. A antiga número quatro mundial surpreendeu tudo e todos com a conquista do US Open em 2019 e tem uma nova chance de voltar a evidenciar-se em Majors. Passo a passo, o primeiro compromisso coloca-a em vantagem no confronto direto e ao seu alcance tem a hipótese de ser uma das primeiras a afastar cabeças de série.
Polina Kudermetova vs. Olivia Gadecki
Odd: 1,54
A meta de se juntar à irmã Veronika foi cumprida depois de cumprir com êxito os três primeiros testes prévios e o ritmo demonstrado aponta-a como uma das jovens a ter em conta. Polina Kudermetova contrariou as probabilidades nos dois primeiros duelos do qualifying e desta feita com o favoritismo do seu lado assume uma maior proeminência em relação à convidada da casa num dos primeiros encontros da jornada.
Brenda Fruhvirtova vs. Aliaksandra Sasnovich
Odd: 2,85
Foi uma das jovens que deslumbrou na fase de qualificação e o conto de fadas no Australian Open poderá estar para durar. Brenda Fruhvirtova parece ofuscar os seus tenros 15 anos e após um ano recheado de conquistas a nível ITF tem nas mãos a oportunidade de ouro em escrever mais uma página de ouro à já brilhante campanha nos antípodas. O favoritismo pende para o lado adversário, mas a checa lutará com todas as armas para adicionar mais uma vitória às três já conquistadas em Melbourne.
Nota: odds podem sofrer alterações até ao início dos encontros.