João Sousa (82.º) regressou esta quarta-feira à ação no ATP 250 de Auckland depois de ter sido contemplado com o estatuto de lucky loser, mas a segunda oportunidade no evento neozelandês não lhe trouxe um desfecho positivo. Diretamente apurado para a segunda ronda após ter falhado o acesso ao quadro principal, o número um nacional não conseguiu travar o bom momento de Richard Gasquet (67.º) e perdeu por 7-6 (2) e 6-2.
O primeiro parcial foi pautado pela constância partilhada pelos protagonistas do embate e o desenrolar dos acontecimentos não propiciou qualquer chance de break para nenhum dos lados. Foi apenas no tira teimas que Gasquet conseguiu furar a resistência lusa para se superiorizar a Sousa logo à primeira oportunidade que dispôs.
O português ainda ameaçou os planos ao veterano jogador gaulês e por duas ocasiões ficou à beira de capitalizar o break no arranque do segundo set, mas as investidas foram fracassadas. A quebra de ritmo do vimaranense a meio da disputa foi notória e, de rompante, Gasquet voltou a evidenciar-se para anotar a vitória através de duas quebras de serviço seladas de forma consecutiva.
É o fim de linha da segunda oportunidade de João Sousa numa prova de onde saiu como finalista vencido em 2017. O jogador luso de 33 anos encerra o período de preparação para o Australian Open com uma vitória somada – na ronda de abertura do qualifying em Auckland, frente a Finn Reynolds (1015.º) -, e tem ao virar da esquina a 12.ª presença no primeiro torneio do Grand Slam da temporada.