Novak Djokovic (5.º) até iniciou a nova temporada em pleno com a conquista do título do ATP 250 de Adelaide e o regresso à Austrália foi feito em festa. Mas as preocupações acerca da sua condição física fizeram soar os alarmes desde a semana passada e foi numa sessão de treino nesta quarta-feira que as dúvidas se avolumaram ao sentir dores na coxa esquerda.
O sérvio de 35 anos não conseguiu levar até ao fim o treino com Daniil Medvedev que contou com casa cheia na Rod Laver Arena e após ter recebido várias assistências médicas durante um set disputado com o russo foi forçado a abandonar o palco ao fim de apenas 35 minutos, após perder por 6-4. Ao adeus antecipado do jogador de Belgrado rendeu Pablo Andújar, que entrou em ação para prolongar o treino do finalista vencido das duas últimas edições do Australian Open.
A cinco dias do arranque do primeiro torneio do Grand Slam da temporada, as incertezas em torno do recordista tomam proporções maiores, embora não tenham sido ainda reveladas mais informações acerca das mazelas na coxa do por nove vezes campeão em Melbourne Park.