Indoor Oeiras Open, dia 9: nova chance para Jaime Faria em dia de veteranos

Sara Falcão/FPT

OEIRAS – Não há tempo a perder e o Indoor Oeiras Open vira esta segunda-feira de página. O primeiro torneio já lá vai e passamos atenções em definitivo para a segunda semana e para o início do quadro principal. Jaime Faria é o primeiro dos quatro portugueses em ação, um dia depois da derrota do quarteto no qualifying, e tem nova oportunidade depois da estreia numa competição principal do ATP Challenger Tour há uma semana.

Depois de um encontro inaugural que não correu de feição, Jaime Faria voltou a ser galardoado com um convite da organização para disputar a competição principal. E mesmo que Raphael Collignon, oponente na estreia, tenha mostrado o motivo da vitória expressiva ao chegar às meias-finais do primeiro Indoor Oeiras Open, o adversário nesta segunda prova não é mais acessível.

Trata-se de Jay Clarke, segundo favorito a vencer o torneio e tenista que ocupa o 240.º posto da hierarquia ATP, antigo 153.º em 2019. Um triunfo do português de 19 anos, atual 590.º, seria não só o primeiro a este nível – após dois sucessos em fases de qualificação, em 2022 – como a maior vitória da ainda jovem carreira de Faria.

O britânico cedeu na segunda ronda, há um semana, face ao lucky loser da altura Edan Leshem, após o israelita ter superado um 6-0, 3-0 face a Henrique Rocha, pelo que o tenista do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis tem de acreditar ser também ele um ‘tomba-gigantes’.

Num dia onde se concluí a fase de qualificação, há que salientar o imenso pedigree de alguns dos protagonistas. O maior deles é Pierre-Hugues Herbert, que além do vasto currículo de pares (onde se destacam os cinco títulos do Grand Slam) já foi 36.º individualmente e atingiu quatro finais ATP. Do outro lado da rede terá o italiano Matteo Gigante, que aparece como terceiro na lista de pré-designados fruto do lugar 250 na tabela masculina. Um duelo a não perder.

Para além do francês Herbert, Ricardas Berankis, primeiro cabeça de série novamente na nave dos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor, 168.º do ranking e antigo top 50, volta ao court depois da desilusão na segunda ronda do torneio anterior. Ainda no qualifying, Illya Marchenko (ex-49.º), Kenny De Schepper (antigo 62.º) abrilhantam a competição.

Sebastian Fanselow, alemão que vive em Portugal, também luta pelo quadro principal, o prodígio croata Dino Prizmic regressa à competição depois dos quartos de final na passada sexta-feira e há muita curiosidade para a estreia no Jamor do talentoso francês Arthur Fils, que aos 18 anos é 251.º (quarto cabeça de série) e já passou pelo terceiro lugar na tabela júnior.

Indoor-Oeiras-Open-9-Janeiro

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share