Há uma nova estrela “à solta” no circuito mundial feminino: aos 18 anos, Linda Noskova apurou-se, na manhã deste sábado, para a final do WTA 500 de Adelaide, na Austrália, após surpreender a número dois mundial Ons Jabeur.
A jovem checa — que entrou para esta semana no 102.º lugar do ranking, mas que já garantiu a entrada no top 100 na próxima atualização — celebrou a sexta vitória da semana graças aos parciais de 6-3, 1-6 e 6-3.
Antes de derrotar Jabeur, Noskova já tinha deixado pelo caminho Anna Kalinskaya e Anastasia Potapova no qualifying e Daria Kasatkina, Claire Liu e Victoria Azarenka no quadro principal, esta última depois de anular um match point.
A viver uma campanha de sonho, Linda Noskova já se tornou, aos 18 anos e 52 dias, na jogadora mais nova a alcançar a final de um WTA 500 ou superior desde que Caroline Wozniacki o fez em New Haven 2008.
A separá-la do primeiro título ao mais alto nível, a tenista de Vsetin terá a número cinco mundial, Aryna Sabalenka, que nas meias-finais deixou pelo caminho Irina-Camelia Begu.