Pegula arrasa Swiatek e EUA adiantam-se na meia-final da United Cup

Jessica Pegula superou-se e derrotou Iga Swiatek no “encontro-chave” da primeira parte das meias-finais da United Cup, que permitiu aos Estados Unidos da América encerrarem a jornada de sexta-feira com uma liderança de 2-0 sobre a Polónia, que ficou obrigada a vencer os três encontros que faltam para poder seguir em frente.

Ao contrário do que aconteceu no ano passado, em que a norte-americana perdeu os quatro encontros que disputou frente à número um mundial, nesta madrugada o resultado não podia ter sido mais distinto: a terceira classificada no ranking WTA aproveitou ao máximo a maior familiaridade e à vontade com a rapidez dos courts de Sydney, onde os EUA disputaram a fase inicial da prova (a Polónia jogou em Brisbane), e não deu quaisquer hipóteses, trunfando por 6-2 e 6-2 ao cabo de apenas 71 minutos.

Se Pegula viveu um “dia sim”, para Swiatek tratou-se de um encontro para esquecer: a polaca teve um começo lento (perdeu os sete primeiros pontos do encontro, cinco com erros de direita) e nunca conseguiu sentir-se confortável no court, evidenciando dificuldades até na pancada de serviço. E a norte-americana aproveitou a ocasião para celebrar a sua primeira vitória perante esta adversária desde o verão de 2019.

Esta foi a primeira vez que Jessica Pegula derrotou uma número um mundial. Até aqui, a melhor vitória da tenista de Buffalo, no estado de Nova Iorque, datava de maio de 2021, quando superou Naomi Osaka (então número dois) no WTA 1000 de Roma.

Depois do duro e surpreendente golpe no encontro que abriu a meia-final, os EUA aumentaram a liderança graças ao triunfo de Francis Tiafoe (19.º), que confirmou o favoritismo sobre Kacper Zuk (245.º) graças aos parciais de 6-3 e 6-3.

A liderar por 2-0, os Estados Unidos da América poderão garantir o apuramento para a final da United Cup logo na manhã de sábado (a jornada começa às 23 horas desta sexta-feira em Portugal Continental). Para isso, Taylor Fritz terá de derrotar Hurbert Hurkacz, mas se não o fizer Madison Keys será a grande favorita para o duelo com Magda Linette, logo a seguir.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share