Os italianos tiveram de agarrar-se aos corações durante o primeiro encontro da meia-final da United Cup, mas puderam respirar de alívio durante o segundo, que Lorenzo Musetti venceu confortavelmente para dar ao país uma vantagem de 2-0 frente à Grécia em Sydney.
Chamado à ação depois da vitória eufórica e dramática da compatriota Martina Trevisan, que em 3h14 surpreendeu Maria Sakkari num duelo que pode ter sido decisivo para as contas da eliminatória, o número 23 mundial não desiludiu.
Em apenas 63 minutos, Musetti confirmou todo o favoritismo sobre Stefanos Sakellaridis (803.º), que teve como ponto alto desta United Cup a muito surpreendente vitória sobre Zizou Bergs (129.º) na fase de grupos, e venceu por claros 6-1 e 6-1.
O encontro foi de sentido único e deixou a Itália a vencer a Grécia por 2-0 após o primeiro dia de meias-finais, situação semelhante à dos Estados Unidos da América contra a Polónia.
“Repescada” para as meias-finais da United Cup como o melhor país dos derrotados nas City Final da competição, a Itália só precisará de uma vitória nos três encontros marcados para a jornada de sábado. E o primeiro será o mais aguardado de todos, com Matteo Berrettini a enfrentar Stefanos Tsitsipas. Se for necessário, Lucia Bronzetti terá pela frente Despina Papamichail e ainda poderá haver um par misto.