OEIRAS – Depois de Gabriel Debru, Dino Prizmic, também de 17 anos e a jogar igualmente o Indoor Oeiras Open devido à nova regra de 2023 que dá prioridade de entrada nos torneios Challenger aos melhores juniores do ano anterior, vai jogar esta sexta-feira os primeiros quartos de final da carreira na categoria intermédia do ténis masculino profissional.
Vindo da fase de qualificação, Dino Prizmic somou a quarta vitória na nave dos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor e o 19.º triunfo consecutivo, depois dos três títulos arrecadados no final de 2022. Mas este último sucesso não foi nada fácil: o croata precisou de inverter uma desvantagem que parecia difícil de anular, até porque pediu assistência médica no final do set inaugural e estava visivelmente limitado na perna direita, mas foi capaz de vencer o italiano Matteo Gigante (terceiro cabeça de série e 250.º da hierarquia) por 2-6, 6-1 e 6-3.
No final do duelo, ficámos a conhecer um pouco melhor o ainda top 10 mundial de juniores, que explicou que esta fase invencível se deve a muito trabalho, sublinhou o desacelerar de jogo e o posicionamento mais recuado como chaves para bater Gigante, do quão inesperado é atingir os quartos de final, apesar da extrema confiança que possui, falou da importância do ainda técnico Ivan Ljubicic (ex-número três mundial e um dos melhores de sempre do seu país) e realçou o desejo de ser como o ídolo Novak Djokovic.
Nos primeiros quartos de final da carreira no ATP Challenger Tour, Prizmic vai defrontar o também qualifier Joris De Loore (341.º), belga que se desembaraçou de Gonçalo Oliveira nesta quinta-feira.
Na quinta jornada do Indoor Oeiras Open completaram o lote dos quartos de final Raphael Collignon e Edan Leshem. Collignon, oitavo favorito ao título fruto do 280.º posto, ultrapassou Lorenzo Giustino (281.º) por 6-2 e 7-6(5), evidenciado uma vez mais todas as armas atacantes do seu arsenal. O belga de 20 anos luta esta sexta-feira pelas meias-finais frente a Leshem (379.º), lucky loser do torneio após ceder na ronda final da fase de qualificação, depois do israelita surpreender o segundo cabeça de série Jay Clarke (240.º) com uma ‘remontada’ de 3-6, 6-3 e 6-2.