A vitória de Caroline Garcia (4.ª) diante de Petra Martic (38.ª) parecia fazer renascer o sonho francês, mas Adrian Mannarino (46.º) não conseguiu dar seguimento aos esforços para igualar a contenda. O experiente jogador gaulês saiu como vencido de uma batalha de quase três horas e Borna Gojo (144.º) vestiu a capa de herói para os croatas ao assinar a vitória que garantiu o apuramento para a “City Final” da United Cup.
Numa partida pautada pelo equilíbrio, Gojo foi o primeiro a passar para a frente ao sorrir nos momentos-chave do tie-break. Mannarino até deu uma boa resposta ao restabelecer a igualdade, mas na fase final o tira teimas foi uma vez mais necessário: aí, o jogador dos Balcãs foi novamente mais forte para encerrar as contas em 7-6 (5), 3-6 e 7-6 (5).
Concluída a fase de grupos da United Cup, a Croácia junta-se ao lote das nações apuradas para a “City Final” e vai partilhar as aspirações de apuramento para as meias-finais com a Grécia, que esta madrugada alcançou a qualificação com uma vitória em pleno frente à Bélgica – por 4-1, mas bastando apenas um ponto.
Também esta quarta-feira a Grã-Bretanha vai partilhar o court em Sydney com os Estados Unidos da América, enquanto em Brisbane se discute outro lugar nas meias-finais entre a Itália e a Polónia. A vaga que resta será atribuída à seleção com um registo mais positivo dentro das três que perderem na “City Finals”.