Stefanos Tsitsipas está a começar a época de 2023 com o pé direito e esta segunda-feira celebrou a sua segunda vitória em encontros de singulares para a Grécia, que assim ficou a apenas um triunfo de garantir a passagem à “City Final” da United Cup em Perth, na Austrália.
O número quatro mundial impôs-se a David Goffin por 6-3 e 6-2 naquele que foi o primeiro encontro entre ambos desde 2019.
Antes, Alison Van Uytvanck (72.ª WTA) tinha colocado a Bélgica em vantagem ao superar Despina Papamichail (158.ª) por 7-5, 2-6 e 6-3 após 2h30.
A exibição desta segunda-feira permitiu a Tsitsipas celebrar um triunfo bem mais tranquilo do que aquele que assinalara a sua estreia na nova temporada, em que precisou de sobreviver a um tie-break do terceiro set para resistir a Grigor Dimitrov no duelo que a Grécia acabou por vencer contra a Bulgária.
A Grécia só precisa de uma vitória entre os três encontros que ainda terá para disputar frente à Bélgica, na terça-feira, para garantir o primeiro lugar no Grupo A e o respetivo apuramento para a “City Final” de Perth. Esta ronda é discutida entre os seis vencedores da fase de grupos (A e F em Perth, B e E em Brisbane, C e D em Sydney) e vale o apuramento para as meias-finais aos três conjuntos vencedores e ao melhor derrotado. Maria Sakkari, número seis mundial, terá essa tarefa em mãos no embate que abrirá a próxima jornada, frente a Elise Mertens (29.ª).