Depois de ter contribuído para a primeira vitória em Brisbane, Iga Swiatek voltou a desempenhar um papel preponderante ao serviço das cores polacas e o sonho de apuramento para a “City Final” ficou mais perto de se concretizar. A líder do ranking mundial ainda foi posta à prova frente a Belinda Bencic (12.ª), mas evitou a ida a terceiro parcial ao vencer ao fim de duas horas por 6-3 e 7-6 (3).
Alcançada a liderança na reta inicial da partida, Swiatek não soube gerir a margem e quando podia colocar-se a servir para a vitória a igualdade foi reposta por Bencic. Mas logo a seguir a jogadora de Varsóvia voltou a impor-se para passar para a frente da situação.
O segundo parcial seguiu um sentido idêntico e ao avanço de Swiatek no arranque seguiu-se a recuperação de Bencic numa fase mais avançada. Mas desta feita a decisão apenas foi decidida no tie-break, onde a mais cotada conseguiu evitar trabalhos extra ao concluir a tarefa à primeira oportunidade.
Com o contributo de Iga Swiatek, a Polónia adianta-se frente à Suíça e cabe a Daniel Michalski (260.º) procurar dilatar o fosso na contenda. Mas o jovem jogador polaco parte sem o estatuto de favorito num duelo que o opõe ao helvético Marc-Andrea Huesler (56.º), antes das decisões ficarem conhecidas esta terça-feira.