Rafael Nadal voltou a sofrer uma reviravolta e foi derrotado por Alex de Minaur na “eliminatória morta” entre Espanha e Austrália na United Cup, competição na qual as duas equipas já sabiam, à entrada para a jornada desta segunda-feira, que nada podiam fazer para seguirem em frente.
Depois de ter sido derrotado por Cameron Norrie na estreia na competição, o espanhol de 36 anos sofreu uma derrota semelhante na jornada desta segunda-feira: venceu a primeira partida, mas não conseguiu manter o nível e viu o adversário celebrar com os parciais de 6-3, 1-6 e 7-5.
Um ano depois de ter iniciado 2022 com um registo de 20-0, Rafael Nadal abriu 2023 com um registo inédito na carreira: a perder os dois primeiros encontros de uma época.
O encontro desta segunda-feira foi de alta qualidade de parte a parte e do início ao fim e permitiu ao australiano, que voltou a contar com o apoio dos seus compatriotas numa Ken Rosewall Arena completamente lotada, celebrar a primeira vitória da carreira em quatro encontros contra o maiorquino.
A ganhar por 1-0, a Austrália vai tentar concluir a jornada na liderança do confronto com a Espanha, Para isso, Maddison Inglis terá de derrotar Nuria Parrizas Diaz no último encontro do dia em Sydney.