OEIRAS – O dia de conclusão da fase de qualificação do Indoor Oeiras Open, já sem representantes portugueses, é também o dia do início da competição principal. Jaime Faria é o primeiro tenista da casa a tentar o acesso à segunda eliminatória, um feito que, a concretizar-se, será um dos mais importantes da carreira do jovem de 19 anos, atual 589 da hierarquia ATP.
No discurso sólido que apresenta, Jaime Faria fala, regularmente, de “superar barreiras”. É isso que tem feito desde que passou a profissional, sobretudo no ano que findou, marcado por quatro títulos ITF, dois em singulares e dois em pares com Fábio Coelho, e de duas vitórias no ATP Challenger Tour nas últimas duas participações (Del Monte Lisboa Belém Open e Maia Open).
Só que esses triunfos foram nas fases preliminares das provas mencionadas. Esta segunda-feira, Faria vai somar o primeiro encontro num quadro principal da categoria (em singulares, já que em pares já soma três meias-finais no currículo) como convidado da organização e, portanto, está a um game, set and match de superar novo objetivo na ainda curta carreira.
A separá-lo de nova barreira está o belga Raphael Collignon, oitavo pré-designado do primeiro torneio em solo nacional de 2023, adversário de boas memórias para o lisboeta. Na temporada passada, em Maio, Faria derrotou Collignon por 7-5 e 6-3 na primeira ronda do ITF de Prejidor, na Bósnia, a caminho dos primeiros quartos de final da carreira profissional.
Esse duelo foi em terra batida, ao ar livre, condições bem distintas desta segunda-feira (piso rápido indoor). Mas Jaime Faria tem também o fator casa a favor, além do triunfo anterior, já que treina regularmente no palco do embate. E a diferença de ranking (o belga é 280.º aos 20 anos) não deve assustar o tenista do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis, pois na Bósnia derrotou o mesmo opositor fora do top 1000 (1992.º), enquanto Collignon era 607.º.
Para além do duelo do dia, mais cinco encontros compõem o ramalhete da jornada inaugural da prova principal. O maior destaque é a estreia de Ricardas Berankis, principal favorito ao título. Antigo 50.º ATP, o lituano é agora 168.º e optou por não disputar o qualifying do Australian Open para jogar os dois torneios do Jamor. A estreia do contemporâneo de Gastão Elias na IMG Academy (e antigo número um mundial de juniores e vencedor de um título ITF em Albufeira, 2007), será frente ao perigoso italiano Gian Marco Moroni, no compromisso que fecha o dia no Court 1 da nave de campos cobertos.
Maximilian Neuchrist, finalista do Maia Open e sexto cabeça de série, faz também a sua estreia nesta jornada, bem como os igualmente pré-designados da prova Hamad Medjedovic (quarto) e Matteo Gigante (terceiro). Mas Gabriel Debru é outro dos grandes chamariz do segundo dia de competição.
Número um mundial de juniores e campeão de Roland-Garros de sub 18 em 2022, Debru é uma das grandes esperanças do ténis gaulês e entrou no quadro principal graças uma regra nova que dá prioridade de entrada nos torneios Challenger aos melhores juniores do ano anterior. O jovem gaulês que já é 630.º da hierarquia aos 17 anos vai medir forças com outro dos mais cotados do quadro, o húngaro Mate Valkusz, sétimo favorito ao troféu e 275.º do ranking.
Indoor-Oeiras-Open-1-2023-—-OOP-02-01-2023