No domingo a Grã-Bretanha, esta segunda-feira os Estados Unidos da América. A “City Final” da United Cup em Sydney será discutida na mesma língua, depois de Taylor Fritz e Madison Keys terem assegurado, com dois triunfos nos singulares frente à Alemanha, a passagem da equipa norte-americana à próxima fase, que dará a conhecer os semifinalistas.
Depois de uma vitória por 4-1 frente à República Checa no primeiro confronto, os norte-americanos sabiam que uma vantagem de 2-0 (que ainda não resolveu a eliminatória) frente à Alemanha seria suficiente para assegurarem o primeiro lugar na fase de grupos. E assim foi.
No primeiro encontro do dia na Ken Rosewall Arena, Fritz (número nove mundial) só cedeu um ponto no primeiro serviço a caminho de um triunfo muito autoritário sobre Alexander Zverev, por 6-1 e 6-4. Aproveitando a falta de competição do alemão, que disputou o segundo encontro da semana que assinala o seu regresso ao circuito pela primeira vez desde Roland-Garros, o norte-americano só precisou de 64 minutos para reduzir o confronto direto para 3-4.
Logo a seguir, Madison Keys seguiu os passos do compatriota e superou Jule Niemeier por 6-2 e 6-3 no encontro que valeu aos norte-americanos o apuramento para a “City Final”, a ronda da qual sairão os quatro semifinalistas.
O encontro desta segunda-feira foi o primeiro entre ambas e não teve história: Niemeier, uma surpreendente quartofinalista de Wimbledon no último verão, sentiu dificuldades na pancada de serviço e com três duplas faltas logo no primeiro jogo ofereceu a liderança a Keys, que nunca a largou.
O embate entre EUA e Alemanha continuará na terça-feira, primeiro com o duelo entre Jessica Pegula e Laura Siegemund e depois com Frances Tiafoe a medir forças com Oscar Otte antes do par misto, mas a equipa norte-americana já tem assegurada a vitória no Grupo C e consequente passagem à “City Final” da United Cup. Esta ronda é discutida entre os seis vencedores da fase de grupos (A e F em Perth, B e E em Brisbane, C e D em Sydney) e vale o apuramento para as meias-finais aos três conjuntos vencedores e ao melhor derrotado.