Iga Swiatek teve poucas semanas para recuperar de uma exaustiva época de 2022 que fez dela a melhor tenista do mundo, até porque na off-season elegeu o Dubai como destino para jogar um lucrativo torneio de exibição, mas não deu nem sinais de ferrugem, nem de cansaço no regresso à competição oficial e com muita tranquilidade deu à Polónia uma estreia vitoriosa na United Cup.
A número um mundial só precisou de duas partidas para confirmar o favoritismo contra Yulia Putintseva, por 6-1 e 6-3, e colocar a Polónia a vencer o Cazaquistão por 1-0 em Brisbane, uma das três cidades escolhidas para a fase de grupos da nova competição mista por equipas.
Com a capitã Agnieszka Radwanska (ex-número dois mundial) no banco ao lado de Hubert Hurkacz, a líder do ranking mundial feminino não sentiu dificuldades em fazer o que lhe competia. Sob pressão nos dois primeiros jogos de serviço, a polaca anulou um ponto de break no primeiro, recuperou de 0-30 no segundo e com 12 pontos consecutivos agarrou rapidamente uma liderança de 4-1. A partir daí, o modo “piloto automático” tratou do resto e a vitória chegou em apenas 64 minutos, com a ajuda de 22 winners (17 do lado direito).
O primeiro dia de confronto entre Polónia e Cazaquistão ficará completo com o encontro de singulares entre os segundos melhores classificados de cada equipa no ranking masculino: Daniel Michalski do lado polaco, Timofey Skatov do lado cazaque.
Do Grupo B também faz parte a Suíça, que começou a competição com o pé direito ao vencer o Cazaquistão por 5-0 (igualmente dominante apenas a França contra a Argentina, em Perth).