O português Gastão Elias (atual 232.º classificado no ranking mundial) ficou a conhecer, este sábado, o seu primeiro adversário na temporada de 2023, a que dará início no qualifying do Challenger de Camberra, a capital australiana.
Enquanto aguarda por um lugar no Australian Open (é o primeiro jogador na lista de alternates para o qualifying), o tenista da Lourinhã irá a jogo contra o ucraniano Oleksii Krutykh (185.º), que defende o estatuto de nono cabeça de série na fase de qualificação.
Este será o segundo encontro da história entre Elias e Krutykh, com o primeiro a sorrir ao português em três sets na primeira ronda do Maia Open II em 2021. Curiosamente, foi nesse mesmo palco que o ucraniano disputou o último encontro de 2022, ao perder também na primeira ronda com outro português, Pedro Sousa.
Se for bem sucedido, Gastão Elias discutirá o apuramento para o quadro principal de singulares em Camberra ou com o norte-americano Emilio Nava (atual 178.º do ranking ATP e ex-número um mundial de juniores) ou com o wild card australiano Charlie Camus (1189.º e de apenas 16 anos).