Os Estados Unidos da América protagonizaram uma jornada inaugural perfeita e por isso partiram com tranquilidade para o segundo dia frente à República Checa na United Cup, mas um triunfo de Petra Kvitova ainda equilibrou a eliminatória e obrigou Frances Tiafoe a dar um passo em frente para conquistar o ponto decisivo.
Após os triunfos de Madison Keys e Taylor Fritz na véspera, Kvitova (atual 16.ª classificada no ranking) conquistou o primeiro ponto para a Chéquia ao superar a número três mundial, Jessica Pegula, por 7-6(6) e 6-4 num encontro em que precisou de anular sete set points na primeira partida.
Foi um raio de luz e de esperança para os checos, mas acabou por revelar-se sol de pouca dura: pois logo a seguir, no último encontro de singulares da eliminatória, Tiafoe fez o que lhe competia. O 19.º classificado no ranking ATP já liderava por 6-3 e 4-2 quando Tomas Machac (97.º) se viu forçado a desistir na sequência de uma queda aparatosa já depois de ter liderado o parcial por três jogos a zero.
No par misto que encerra todos os confrontos, Jessica Pegula e Taylor Fritz deram a volta a Maria Bouzkova e Jiri Lehecka para fazerem o 4-1 final graças aos parciais de 2-6, 6-3 e 10-7.
Com este triunfo, os Estados Unidos da América tomaram a liderança do Grupo C em Sydney, onde também terão pela frente a Alemanha de Alexander Zverev.