O grego Stefanos Tsitsipas entrou com o pé direito na edição inaugural da United Cup e deu à Grécia uma liderança por 2-0 contra a Bulgária após o primeiro dia em Perth, onde o grego confirmou o favoritismo graças a uma vitória no tie-break do terceiro set.
Num dos thrillers principais da jornada inaugural, Tsitsipas precisou de duas horas e dez minutos para dar a volta a Grigor Dimitrov e vencer pelos parciais de 4-6, 6-2 e 7-6(4).
O triunfo do número quatro mundial permitiu à Grécia encerrar o primeiro dia com uma liderança de 2-0, uma vez que no duelo anterior também Despina Papamichail recuperara da desvantagem de uma partida para levar a melhor sobre Isabella Shinikova por 3-6, 6-4 e 6-1 em 2h19.
Recém-campeão da exibição milionária de Abu Dhabi, Tsitsipas celebrou a 250.ª vitória da carreira ao mais alto nível graças a nervos de aço nos momentos decisivos do último parcial: determinado a recuperar a vantagem criada no primeiro set, Dimitrov chegou a dispor de dois pontos de break quando liderou por 4-3, mas o grego conseguiu anulá-los e acabou por sorrir em último lugar.
Com as duas vitórias desta quinta-feira, a Grécia partirá numa posição confortável para o segundo e último dia de embate com a Bulgária. Na sexta-feira, logo a abrir a jornada, Maria Sakkari poderá selar o confronto com um triunfo frente a Viktoria Tomova, duelo ao qual se seguirão ainda um singular masculino e um par misto.
A United Cup é a nova competição mista por equipas dos circuitos ATP e WTA. Reúne 18 países em três cidades australianas (Brisbane, Perth e Sydney) e começa com uma fase de grupos. Cada confronto entre nações é composto por cinco encontros: dois singulares no primeiro dia (um masculino, um feminino), dois no segundo (um feminino, um masculino) e ainda um par misto.