Os norte-americanos Taylor Fritz e Madison Keys confirmaram o favoritismo e deram aos Estados Unidos da América a liderança (2-0) contra a República Checa após a primeira jornada da United Cup, a nova competição mista por equipas que começou na madrugada desta quinta-feira nas cidades australianas de Sydney, Brisbane e Perth.
O primeiro a vencer foi Fritz, número nove mundial que com os parciais de 6-3 e 6-4 afastou o jovem Jiri Lehecka (81.º) com relativa facilidade para colocar a equipa norte-americana na frente. Depois, Keys (11.ª) triunfou por parciais semelhantes contra Marie Bouzkova (24.ª) ao afastar a jogadora checa por 6-4 e 6-3.
Com os dois triunfos desta quinta-feira, os EUA colocaram-se em vantagem contra a República Checa e em muito boa posição para, na sexta-feira, conquistarem a primeira vitória na fase de grupos da competição.
Esse feito pode ser alcançado pela número três mundial, Jessica Pegula, logo no primeiro encontro da jornada, caso a norte-americana confirme o favoritismo e afaste Petra Kvitova. Senão, Frances Tiafoe terá essa tarefa no duelo com Tomas Machac, encontro ao qual se seguirá o derradeiro duelo de pares mistos.
A United Cup é a nova competição mista por equipas dos circuitos ATP e WTA. Reúne 18 países em três cidades australianas (Brisbane, Perth e Sydney) e começa com uma fase de grupos. Cada confronto entre nações é composto por cinco encontros: dois singulares no primeiro dia (um masculino, um feminino), dois no segundo (um feminino, um masculino) e ainda um par misto.